Ilustríssimo Senhor Presidente da UBE, poeta Roberto Lima

Ilustríssimo Senhor Presidente da ANL, poeta Diógenes da Cunha Lima

Ilustríssimo Senhor Presidente  do Instituto Histórico e Geográfico do RN, escritor Valério Mesquita

Meus Senhores,

Minhas Senhoras

 Neruda, poeta de dimensão oceânica, diz no seu livro de maturidade Ainda, numa esplendorosa tradução da poetisa OLGA SAVARY:  

 

                               “Nós, os perecíveis, tocamos metais,

                               Vento, margens do oceano, pedras,

                              Sabendo que continuarão, imóveis ou ardentes,

                              E eu fui descobrindo, nomeando todas as coisas

                              Foi meu destino amar e despedir-me
 
Em agosto, precisamente no dia 14 do ano de 1959, nesta Casa da Memória, um grupo de notáveis intelectuais potiguares  tendo à frente o escritor e magistrado Edgar Barbosa dava o pontapé inicial para organizar os escritores, sabendo que essa é uma das  mais difíceis tarefa. Neste meio sempre prevaleceu o individualismo. Entretanto, as demandas do mundo moderno obrigaram as pessoas a buscarem a unidade para sobreviver. Cronologicamente, somos a 4ª entidade mais antiga (1ª – IHGRN;2ª -ANL  3ª – ICOP E 4ª - UBE  Vejamos um pouco desta acidentada história:
1ª fase. A  idéia partiu do jornalista, escritor e magistrado Edgar Barbosa durante a Semana de Estudos Euclidianos, promovida em Natal/RN, com o apoio de diversas instituições. Na histórica reunião de 14 de agosto  de 1959, às 20h50, no IHGRN com a presença do escritor Umberto Peregrino,  Aldo Fernandes, Edgar Barbosa,  Alvamar Furtado, Grimaldi Ribeiro, Dióscoro Vale, Raimundo Nonato e Manoel  Rodrigues. A diretoria aclamada para a organização da UBE – Secção do  Rio Grande do Norte – ficou assim constituída: Raimundo Nonato – Presidente; Manoel Rodrigues de Melo, Vice-Presidente e Afonso Laurentino – Secretário . Essa Diretoria Provisória preparou o Estatuto e organizou o processo eleitoral em  14.11.1959, três meses depois, sendo eleitos os seguintes escritores para o biênio 1960/1961:
(1ª Diretoria)
Raimundo  Nonato da Silva, Presidente;  Paulo Viveiros, 1º Vice-Presidente; Manoel Rodrigues de Melo, 2º Vice-Presidente; José Saturnino de Brito, 3º Vice-Presidente; Afonso Laurentino Ramos, Secretário  Geral; Berilo Wanderlei, 1º Secretário; Leonardo Bezerra, 2º Secretário; Antídio de  Azevedo, 1º Tesoureiro; Jaime dos G. Wanderley, 2º Tesoureiro.
Conselho Fiscal: Câmara Cascudo, Edgar Barbosa ,  Alvamar Furtado, Esmeraldo Siqueira e Américo de Oliveira Costa.
Vogais: Antônio Soares Filho, Vingt-un-Rosado,  Jurandir Barroso , Zila Mamede e Veríssimo de Melo.
Através de um Comunicado endereçado ao Presidente da UBE nacional , escritor Peregrino  Júnior, datado de 19.11.1959, o presidente da UBE/RN, escritor Raimundo Nonato da Silva  comunica da eleição da 1ª diretoria da entidade, bem como solicita a filiação da UBE/RN à UBE, com sede no Rio de Janeiro.
Em  21.01.1960 foi fundada uma sub-seção da UBE/RN em Mossoró: Jaime Hipólito Dantas, João Batista Rodrigues, Vingt-um Rosado e Manoel  Leonardo Nougueira.
Outra curiosidade: o Estatuto tinha 3 tipos de sócios:1. Sócios Efetivos (fundadores e efetivos). 2. Sócios Honorários e 3.  Sócios Beneméritos.
2º fase. Inicia-se com a vinda de Fagundes de Menezes em 16.11.1984,   no Salão dos Grandes Atos da Fundação José Augusto, na presença de  18 intelectuais. Curioso notar que a escritora Zila Mamede  participou das duas fases, sendo inclusive  Vogal da 1ª Diretoria da UBE (1960/1961) e sócia fundadora na segunda fase. Outra curiosidade: Dom Nivaldo Monte também participou das duas fases.
3ª fase. Inicia-se em 23 de março de 2006 com uma reunião de reorganização, na sede da Academia Norte -Rio- Grandense de Letras, contando com a presença de 8 escritores:   Anna Maria Cascudo Barreto, Carlos Roberto de Miranda Gomes. Eduardo Antonio  Gosson, Lívio Oliveira, Pedro Vicente da  Costa Sobrinho, Nelson Patriota,  Manoel  Onofre de Souza Júnior e Racine Santos. 
Lívio Oliveira (2006-2007) ficou à frente da entidade por um ano e oito meses quando, por motivo particular, renunciou ao cargo. Por aclamação Eduardo Gosson assumiu a Presidência da Diretoria Provisória consolidando a entidade em definitivo (2008-2009). Após o registro da entidade, foi eleito para presidir a UBE no biênio (2010-2011) e reeleito para o biênio 2012-2013. Em novembro de 2013  foi eleita a chapa A UNIÃO FAZ A  FORÇA, tendo sido eleito o poeta, filósofo e professor  universitário ROBERTO LIMA DE SOUZA para o biênio 2014-2015.

Meus Confrades,

Minhas Confreiras,

Com ternura e muito carinho recebemos vocês em nossa casa, sabendo que a inteligência demonstrada por cada um dos que hoje tomam posse, será muito útil na construção de uma UBE  cada vez mais aguerrida na defesa dos escritores potiguares. Muito obrigado!